Planeta água sustentável

A qualidade da água em Natal

Oiii, Bom dia..

Hoje vou "quebrar o gelo" do blog.. 

Quebrar o gelo? Sim, deixar de postar assuntos meio que sérios demais... kkkkkkkkkk.

Mas de uma forma ou de outra eu não vou deixar de falar sobre a água. =)

*5 coisas malucas que acontecem com a água*

1º A água explode!
Antes de mais nada, não faça isso em casa, é uma coisa pra lá de perigosa e ninguém quer ver alguém todo queimado com água fervente só por causa desse post, certo?



2º A água pode subir paredes e fazer pontes


3º A água e o uísque não são amigos, mas fazem uma coisa bem legal (Num vão fazer essa, pois ter uísque não é legal)



4º A água fervendo pode virar neve em menos de um segundo



5º A água pode virar gelo sem mais nem menos











Postado por: Madson Gilcye

Oiii, Bom dia.

Começo a manhaã com esse belo texto.


O caminho da água até a sua casa!

Cada etapa do tratamento da água pode representar um obstáculo à transmissão de doenças. O grau e o tipo de tratamento pode ir de uma simples desinfecção até um tratamento mais complexo, dependendo das condições do manancial que vai ser utilizado. Esses aspectos são estudados numa especialidade da engenharia hidráulica denominada de engenharia sanitária.





Coagulação - A primeira destas etapas é a coagulação, quando a água bruta recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio(tânino em algumas estações de tratamento). Este elemento faz com que as partículas sólidas (sedimentos), sobretudo argila, iniciem um processo de aglomeração .


Floculação - Segue-se a floculação, quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das impurezas, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos mais pesados.


Decantação - A água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a decantação. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques.


Filtração - A próxima etapa é a filtração, quando a água passa por filtros com camadas diversas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). Aí ficarão retidas as impurezas mais finas que passaram pelas fases anteriores.


Desinfecção - A água neste ponto parece ser potável, apenas sob o aspecto organoléptico, mas para maior proteção contra o risco de contaminações, é feito o processo de desinfecção. Pode ser feita através do cloro líquido, do cloro gasoso, do ozônio ou de outras formas. A cloração, serve para eliminar os germes patogênicos (nocivos à saúde) e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor.


Fluoretação - Opcionalmente, pode ser feita a fluoretação, quando é adicionado fluorssilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas. Com o objetivo de reduzir a incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores até aos 12 anos de idade, período de formação dos dentes. Por ser arbitrária, essa pratica costuma causar certa polêmica nos EUA, devido ao fato de que, em cerca de 20% dos casos, causa algum tipo de fluorose infantil.


Correção de pH- A última ação neste processo de tratamento da água é a correção de pH, quando é adicionada a cal hidratada ou barrilha leve (carbonato de sódio) para uma neutralização adequada à proteção da tubulação da rede.


Entre a entrada da água bruta na Estação de Tratamento até sua saída, já potável, decorrem cerca de alguns segundos a 60 minutos , dependendo da qualidade da água bruta e do tipo de tratamento adotado. -FIM-

 

Aposto que muita gente não sabia que tinha esse processo todo... kkkkkk. 


Mas esse processo todo adianta de que?


Preciso dizer? Não.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua_pot%C3%A1vel

Postado por: Madson Gilcyê


Oiiiiii, Bom dia!

No texto abaixou vou falar um pouco sobre o saneamento básico, um dos aliados para melhoria da qualidade da água.


Os desafios do saneamento básico no Brasil

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças 
relacionadas a sistemas precários de água e esgoto e a deficiências de higiene são responsáveis por muitas mortes no mundo todo. A perpetuação de sistemas inadequados de esgotamento sanitário também é causadora de 88% dos óbitos por diarreias registrados no mundo, e isso se passa principalmente nos países em desenvolvimento.


As crianças são as principais vítimas das diarreias, sendo que 84% dessas enfermidades afetam menores de cinco anos de idade. De acordo com a OMS e a Unicef, as diarreias correspondem à segunda maior causa de óbitos da população infantil. Estima-se que, por ano, 1,5 milhão de crianças morrem por doenças diarréicas, provocadas, em grande parte, pela falta de acesso a saneamento básico e, além disso, essas doenças relacionadas à potabilidade de água e à precariedade de saneamento em crianças provocam a cada ano a perda de 443 milhões de aulas.


Levando esses dados em consideração, a ONU – Organização das Nações Unidas – estabeleceu para o seu ODM – Objetivo de Desenvolvimento do Milênio – as metas de reduzir em 2/3 a mortalidade infantil de crianças menores de cinco anos, e à metade, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável à água potável segura e esgotamento sanitário até 2015.


Embora nosso país tenha melhorado nos últimos anos, a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada em 2008 indica  que apenas 55,2% dos municípios prestam coleta de esgoto e só 1/3 dessas fazem o tratamento, mantendo os indicadores do Brasil abaixo de países como a Jamaica, por exemplo. Enquanto temos os melhores desempenhos quanto ao abastecimento de água, registramos os piores dados em relação ao esgotamento.

retirado de: docol.com.br


De acordo com uma pesquisa publicada pelo Trata Brasil, sobre esgotamento sanitário inadequado e impactos na saúde da população, os municípios acabam gastando os poucos recursos que dispõem em saúde corretiva, em vez de preventiva, ou seja, investem no tratamento de doenças como a diarreia, cólera e hepatite, enquanto os esgotos, focos de doenças continuam impactando a saúde da população.


O outro problema, de acordo com a organização, é que a população esquece que o saneamento é um direito e acaba se habituando à situação precária e cobram do governo outros serviços, como asfaltamento, escolas, etc, que também são direitos que têm.


O desafio para o nosso país está principalmente na gestão do sistema de saneamento e na conscientização da população sobre seus direitos.




Postado por: Madson Gilcyê

Boa tarde!!!!!!!


Aterro sanitário
 


O lixo ou resíduos sólidos que produzimos em nossa casa, no nosso trabalho, em nossa escola ou em qualquer outro local polui o meio ambiente e agrava consideravelmente a situação dos aterros sanitários do país, isso quando as cidades possuem um aterro sanitário, pois muitas possuem apenas um depósito a céu aberto onde as pessoas, que do lixo retiram seu sustento, podem se contaminar com doenças. Nessas cidades é necessário maior controle ambiental e maior cuidado com a saúde pública.

Os resíduos da atividade humana vêm se acumulando e degradando o ambiente natural, o que faz com que os recursos fiquem mais escassos e consequentemente mais caros.
O que ocorre é que a maioria da população não se preocupa com a quantidade de material descartável que gera e continua a utilizar mais do que a reciclar, sacos plásticos, metais, eletrônicos, que com o advento da modernidade se tornam rapidamente defasados, madeira, vidro, além do desperdício de alimentos e de muitos outros materiais que rapidamente são considerados inúteis, indesejáveis ou descartáveis.

Um aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, são provenientes de residências, indústrias, hospitais, construções e consiste em camadas alternadas de lixo e terra que evita mau cheiro e a proliferação de animais.

Um aterro segue princípios da engenharia de confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzí-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou em intervalos menores, se necessário. Deve ser impermeabilizado e possuir acesso restrito, ter a quantidade de lixo controlada e conhecer que tipos de resíduos estão sendo depositados. Na maioria, os aterros sanitários são construídos em locais afastados das cidades em razão do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e das águas subterrâneas. Essa contaminação pode ocorrer por infiltração do chorume ou percolado, líquido contendo componentes tóxicos que flui do lixo para o solo e corpos d’água.

Atualmente, existem normas que regulam a implantação dos aterros, e uma dessas regras é a implantação de mantas impermeabilizantes que evitem essa infiltração. É necessário também que haja a retirada desse líquido, por sistemas de drenagem eficientes, com posterior tratamento dos efluentes sem que agrida o meio ambiente. Gases também são liberados e podem ser aproveitados como combustíveis, o que pode trazer benefícios financeiros. Outras maneiras ambientalmente mais viáveis são a reciclagem, a compostagem, a reutilização e a redução.
Com a reciclagem, materiais que podem ser reciclados não vão para o aterro. Mas para que isso seja possível, é necessário que ocorra a coleta seletiva do lixo, ou seja, a separação dos diferentes componentes que utilizamos.
Com a reciclagem, os materiais são transformados em matéria-prima para a produção de um novo produto, reduzindo assim a utilização de fontes naturais. Um exemplo é a reciclagem de latinhas de alumínio. Reutilizar significa usar de novo, dando ou não uma nova função para um objeto considerado sem utilidade, como quando alguém transforma a embalagem de leite longa vida em caixa para presente.

Para evitar o desperdício de alimentos, muitas pessoas criam galinhas a fim de aproveitar tanto os ovos como os restos alimentares humanos. Já a compostagem é um conjunto de técnicas. O homem utiliza a compostagem para controlar o processo biológico dos micro-organismos ao transformarem a matéria orgânica em um material chamado composto, semelhante ao solo; utilizado como adubo por ser rico em nutrientes minerais e húmus. Esse processo aumenta a presença de fungicidas naturais e a retenção de água pelo solo.

Outro interessante modo de reduzir a quantidade de lixo produzido é o consumo consciente, ou seja, comprar aquilo que irá realmente utilizar, sem exageros para que não ocorram desperdícios.






Postado por: Madson Gilcyê

Oii, Bom dia..

Gostaria que você leia esse texto e principalmente olhasse o vídeo, pois são muito bons.

Poluição da Água

Introdução
 
Fundamental para a vida em nosso planeta, a água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.


Causas e consequências

Os principais fatores de deteriorização dos rios, mares,  lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII),  todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

Em função destes problemas, os governos com cosnciência ecológica, tem motivado a exploração racional de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado.Grande parte das águas deste aqüífero situa-se em subsolo brasileiro (região sul).


Pesquisas realizadas pela Comissão Mundial de Água e de outros órgão ambientais internacionais afirmam que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias.Cerca de um milhão não tem acesso à água potável. Em razão desses graves problemas, espalham-se diversas epidemias de
doenças como diarréia, leptospirose, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de pessoas por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os hospitais e postos de saúde destes países.


Busca de soluções
 
Com o intuito de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, entre 16 e 23 de março de 2003, o III Fórum Mundial de Água. Políticos, pesquisadores e autoridades de diversos países aprovaram vários documentos que visam a tomada de atitudes para resolver os problemas hídricos mundiais. Estes documentos, reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão e a eficiente administração dos recursos hídricos do planeta.

Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no dia-a-dia todas as pessoas podem colaborar para que a água doce não falte no futuro. A preservação, economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer perigosas conseqüências num futuro pouco distante. 
 
Curiosidade:
 

Produtos que mais poluem os rios, lagos e mares: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio).

 



Postado por: Madson Gilcyê

Bom Dia!!
Alguém já disse que uma das aventuras mais fascinantes é acompanhar o ciclo das águas na Natureza. Suas reservas no planeta são constantes, mas isso não é motivo para desperdiçá-la ou mesmo poluí-la. A água que usamos para os mais variados fins é sempre a mesma, ou seja, ela é responsável pelo funcionamento da grande máquina que é a vida na Terra; sendo tudo isto movido pela energia solar.








Vista do espaço, a Terra parece o Planeta Água, pois esta cobre 75% da superfície terrestre, formando os oceanos, rios, lagos etc. No entanto, somente uma pequenina parte dessa água - da ordem de 113 trilhões de m3 - está à disposição da vida na Terra. Apesar de parecer um número muito grande, a Terra corre o risco de não mais dispor de água limpa, o que em última análise significa que a grande máquina viva pode parar.






A água nunca é pura na Natureza, pois nela estão dissolvidos gases, sais sólidos e íons. Dentro dessa complexa mistura, há uma coleção variada de vida vegetal e animal, desde o fitoplâncton e o zooplâncton até a baleia azul (maior mamífero do planeta). Dentro dessa gama de variadas formas de vida, há organismos que dependem dela inclusive para completar seu ciclo de vida (como ocorre com os insetos). Enfim, a água é componente vital no sistema de sustentação da vida na Terra e por isso deve ser preservada, mas nem sempre isso acontece. A sua poluição impede a sobrevivência daqueles seres, causando também graves conseqüências aos seres humanos


By:Jorginho Liima..Um dos Moderadores estou akie com minha primeira postagen..

Oi.. Bom dia.

Compartilho esse pequeno texto com vocês:

                                  
Vamos economizar água?

Ao escovar os dentes com a torneira aberta durante 5 minutos, você gasta 80 litros. Mas mantendo a torneira fechada, a economia é de 79 litros.


Um banho de 15 minutos em chuveiro elétrico consome 144 litros de água. Se o chuveiro ficar fechado enquanto no ensaboamos e o tempo de banho for reduzido para 5 minutos, gasta-se 48 litros.


Para regar o jardim com torneira aberta por 10 minutos, gasta-se 186 litros de água. Se for regado somente o necessário pela manhã ou pela noite, com esguicho revólver adaptado na mangueira, a economia é de 96 litros.


Lavar o carro com torneira aberta durante 30 minutos consome 216 litros de água. Utilizar um balde para molhar, ensaboar e enxaguar o automóvel economiza 176 litros.


Ao lavar a louça com a torneira aberta durante 15 minutos, consumimos 243 litros de água. Se a torneira for fechada durante o ensaboamento, gastaremos apenas 46.


Uma máquina de lavar roupas com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros de água. Para economizar, deve-se ligá-la apenas quando ela estiver com a capacidade total preenchida.


Não use o vaso sanitário como lixeira. Apertando a descarga por 6 segundos, você estará gastando 10 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.


Um torneira gotejando gasta até 46 litros por dia, ou seja, 1.380 litros por mês. Um fio de água com cerca de 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês. Um fio de 4 milímetros gasta 13.260 litros por mês. Assim, verifique se as torneiras de sua casa estão fechando bem para evitar o desperdício.

Calcula-se que em 20 anos uns dos minerais mais preciosos será a água potável. 

-FIM-

É como eu disse a alguns posts atrás.

PEQUENAS ATITUDES FAZEM A DIFERENÇA!

Tá vendo. se cada pessoa que visita esse blog se conscientizar tornando esse atos como uma parte da rotina e passando isso para os seus filhos, irmãos, pai, mãe, avó, avó, amigos, etc depois de ler esse texto irão ficar em paz com suas consciências.

Procurem cada um fazer suas partes, embora saibam que a grande maioria não tem senso de viver em sociedade. 

Não se importa o que os outros fazem ou deixam de fazer.

Estejam em paz com suas consciências!

Essa é a mensagem que eu deixo aki hoje.

Reflitam sobre seus atos. /fikdica





Postado por: Madson Gilcyê

Oiii, Bom dia.

Nesse começo de quarta-feira gostaria de fazer uma pergunta: 

Você sabe onde está a água do planeta?
 
97,5% da água disponível na Terra é salgada e está em oceanos e mares.

 
2,493% é doce, mas se encontra em geleiras ou regiões subterrâneas aquiíferos, de difícil acesso.

 
Somente 0,007% é doce, encontrada em rios,lagos e na atmosfera, de difícil acesso para o consumo humano.

 
Se não economizar, vai faltar!

 
O Planeta água está pedindo socorro!

 
Faça a sua parte!

 
Afinal, que herança você quer deixar para seus filhos?

 
Água é vida!






Postado por: Madson Gilcyê

Oiiiii, Bom dia!!!

Eu estava navegando nesse imenso mundo que é a internet e vi algumas curiosidades sobre a água que talvez você não saiba.

Veja:


1. Somente 70% do planeta Terra está coberto de água. Mas, apenas 3% desse total é de água doce e grande parte dessa água (2%) esta congelada.

2. Num período de 100 anos, uma molécula de água passa 98 anos no oceano, 20 meses em forma de gelo, 02 semanas em lagos e rios e menos de uma semana na atmosfera.

3. As gotas de chuvas não tem forma de lágrimas. Usando câmaras de alta velocidade os cientistas comprovaram que ela tem forma achatada de uma esfera.

4.O corpo humano adulto é composto de aproximadamente 55% do seu peso em água. Nós humanos, precisamos ingerir em torno de dois litros de água por dia.

5. Uma pessoa pode sobreviver, mais ou menos, um mês sem alimentar-se, mas sem água ela sobrevive no máximo sete dias.

6. Grande parte da água que consumimos diariamente provem dos alimentos. Um tomate tem em torno de 95% do seu peso composto de água. As maçãs também tem uma alta concentração de água (85%), o espinafre (91%) e as batatas-inglesas (80%).

7. Há uma semana atrás, engenheiros da Universidade da Florida criaram uma superfície plana que não se umedece, as gotas de água rolam sobre ela mas não a molha. Para conseguir esse feito foi necessário reproduzir em plástico a forma e os padrões de diminutos pelos que crescem iguais aos contidos nos corpos das aranhas, que foram programadas para estarem sempre secas.

8. São necessários 450 litros de água para se produzir um ovo de galinha, 7.000 litros para refinar um barril de petróleo cru e 148.000 litros para fabricar um automóvel.

9. Na Universidade de Tóquio foi desenvolvido um material chamado água elástica a partir de uma mistura de duas gramas de argila, matéria orgânica e água natural. Esse material é ideal para fabricar medicamentos e para reparar tecidos.

10. A urticaria aquagênica é uma forma muito rara de reação alérgica a água. Existe somente uns trinta casos na literatura médica e se acredita que é devido a presença de um antígeno – substância que ativa o sistema imune – hidrosolúvel. Em contato com a água o antígeno se dissolve, atravessa a pele e faz com que as células de defesa liberem histamina, provocando o aparecimento de urticaria, coceiras e outros sintomas alérgicos.
retirado do inssonia.com










Postado por: Madson Gilcyê 
 

Oiiiiii, Boa noite!

Faz um tempinho que eu não posto aki, rsrrsrsrsrs...

Quero compartilhar esse vídeo com vocês:  
 


Preciso falar algo?


Preciso falar que tudo isso que está acontecendo vai prejudicar só nós seres humanos?

Preciso falar que isso poderia ser evitado?

Mas como assim?


NA HORA DE VOTAR!!!!!


Pois pelo o que eu sei esse "código florestal" foi mudado agora, no governo atual.

Não querendo ser hipócrita, mas na hora de votar vamos pensar um pouco.


Pois isso eh simplesmente pensar no nosso futuro, dos nossos filhos, netos e assim por diante...


Por que quer queira, quer não a culpa de tudo isso que está acontecendo é SÒ NOSSA.


Reflitam, /fikdica










Postado Por: Madson Gilcyê

Olá, Boa noite.

Finalmente!!! As fotos da aula-passeio chama-maré estão ai... =)

Confira na galeria as principais:



Aula-passeio chama-maré










Postado por: Madson gilcyê

Olá!!! Boa tarde. 

Eu queria ressaltar o que eu falei um post abaixo: PEQUENAS ATITUDES FAZEM A DIFERENÇA.

Com essa simples imagem. =)


Como diz na imagem: Quase 20% da população do planeta (MAIS DE 1 BILHÃO DE PESSOAS) Não tem acesso a água potável.

Isso é só o começo. Se nós não começamos a mudar nossas atitudes de hoje, Sinceramente, eu não sei como vai ser o futuro de nós pequenos seres humanos...... =)





Postado por: Madson Gilcyê

Ótimo texto, vale a pena ler..

   É vergonhoso saber que o Rio Potengi ainda está poluído e talvez mais do que o normal. Todos deveriam se sensibilizar e se conscientizar que isso é grave.

   O lado bom desse problema é que o governo do estado se uniu com a Marinha, o Exercíto , o Idema entre outros órgãos para proteger o rio. Contamos também com a estação de tratamento de esgoto do baldo, que não está funcionando 100%, mas promete ajudar muito. Outro projeto proveitoso, é o barco escola chama-maré que conscientiza nossos jovens, sobre esse problema.

    Isso não é suficiente, mas continuaremos na luta contra a poluição das águas de Natal. -Fim-


Eu queria frizar um trecho deste texto: Todos deveriam se sensibilizar e se conscientizar que isso é grave.

Será que nós vamos nos dar conta que isso já vem de séculos e séculos.. E que hoje em dia isso já passou dos limites?


Será que vamos nos dar conta que isso vai afetar nossas futuras gerações?? 

Será que as pessoas não se tocam que com pequenos gestos em prol a natureza, já está ajudando extremamente?


Só digo uma coisa: PEQUENAS ATITUDES FAZEM A DIFERENÇA.


Por hoje é só.


Reflitam.. /fikdica


Produzido pelo grupo: Produção de texto- Taciana, Tatiana, Luan, Nicole e Camila.





Postado por: Madson Gilcyê

Olá!!! Boa noite.. =)
Tenho algumas coisa a explicar:

A 2 posts atrás eu falei que esse blog faz parte de uma trabalho de Geografia. Mais que trabalho é esse? Vou explicar agora. :D

O trabalho se concentra em um tema: A qualidade da água em natal.


Mais ai que que vem os "sub-temas", se é que eu posso chamar assim... Mais quais são esses "sub-temas"? Ai vai:


Aterro sanitário: O grupo composto por: Larissa, Raionara, Thalita, Gabriela ... Vão criar uma maquete completa sobre o sub-tema.


Produção de Texto: O grupo composto por: Tatiana, Taciana, Luan, Nicole e Camila Vão criar pequenas matérias discutindo sobre o tema principal.


Fotografia: O grupo composto por: Augusto, Ludson, Victor .....
Vão tirar "fotografias" sobre o tema principal.


Campanha no orkut: O grupo composto por: Keitiane, Fagner, Heloíse, Jonatham e Emerton vai trabalhar em uma campanha no orkut envolvendo o tema principal.


Blog ( o melhor): kkkkkkkkkkkk... O grupo composto por: Madson, Italo, Jorge, Geovane G. e Geovane A.Vamos pegar o trabalho de todos os grupos e postar aki no blog em forma de fotografia ou textoo. =)


Tudo isso vai ser apresentado na mostra de conhecimento em setembro.


Espero que tenham entendido o recado..


Logo em breve estarei postando fotos da aula-passeio no Rio Potengi com a ajuda do projeto chama-maré.


Logo a cima estarei postando uma matéria do grupo da produção de texto...










Postado por: Madson Gilcyê


Primeira postagem oficial... 

E que sejam  milhares pra frente, rsrsrsrsrsrs.

Nada melhor de começar com uma imagem do nosso deslumbrante pôr-do-sol no Rio Potengi :

"As águas ... De norte ao sul banhada pelo Atlântico, Entre cortada pelo soberbo Rio Potengi.
Se amanhece, é o mar, que se engrandece, Ao por-do-sol, o Potengi seu leito lhe oferece."
Postado por: Madson Gilcyê

Bem, primeiramente gostaria de dizer que esse blog faz parte da:





Avenida Guaratinguetá, S/N - Lagoa Azul, Natal - RN, 59135-500.
Turno Vespertino, Turma - 9º ano "B".


E que representa uma pesquisa, na matéria de geografia sobre a qualidade a água em Natal.

Onde será exposto na feira de conhecimento, que ocorrerá em setembro.





É noiz!

















Postado por: Madson Gilcyê

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Você confia na qualidade da água fornecida pela CAERN à população?

Alimente os peixes...

Seguidores

Visitantes:

Tecnologia do Blogger.
Seja bem-vindo. Hoje é