Planeta água sustentável

A qualidade da água em Natal

Boa noite. =)

Dois terços do esgoto no Brasil não são tratados

O Brasil é o maior detentor de água doce do Planeta. Aproximadamente 12% dos aquíferos, rios, lagos e demais reservas de água disponíveis para consumo humano estão em nosso País. Um privilégio que nos remete a uma contradição: dois terços de todo esgoto gerado no Brasil não recebem tratamento, sendo despejados in natura nos mananciais.

Os dados são do Instituto Trata Brasil, com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS/2009), do Ministério das Cidades. O levantamento levou em consideração os serviços prestados nas 81 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes, que concentram cerca de 72 milhões de pessoas.

Segundo o Trata o Brasil, somente 50,6% da população urbana é atendida pela rede de esgoto, e apenas 34,6% desse volume coletado recebe tratamento adequado.

O Rio Potengi recebe há anos o esgoto gerado em Natal / Foto: Emanuel Amaral

As cidades com os dez piores índices em saneamento são: Canoas/RS, Jaboatão dos Guararapes/PE, Macapá/AP, Ananindeua/PA, Nova Iguaçu/RJ, Belém/PA, São João de Meriti/RJ, Belfort Roxo/RJ, Duque de Caxias/RJ e, em último lugar, a capital de Rondônia, Porto Velho.

Entre as dez melhores estão: Santos/SP, em primeiro lugar, seguido de Uberlândia/MG, Franca/SP, Jundiaí/SP, Curitiba/PR, Ribeirão Preto/SP, Maringá/PR, Sorocaba/SP, Niterói/RJ e Londrina/PR.

No Rio Grande do Norte, apenas Natal foi avaliada, aparecendo na 55ª posição do ranking do saneamento básico brasileiro, das 81 cidades avaliadas. Entre as cidades-sede da Copa, Manaus, Recife, Natal e Cuiabá são as que apresentam os piores índices de saneamento básico, com menos de 40% do esgoto coletado e tratado.

A capital do Amazonas ocupa a última posição desde 2003, quando teve início o levantamento. Lá, apenas 11% da população têm acesso à rede de coleta. Além disso, o índice de esgoto tratado caiu de 38% para 23% em um ano.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) anuncia há anos a Estação de Tratamento de Esgotos do Baldo como uma das grandes soluções para a falta de saneamento básico em Natal.

Promover o saneamento básico não significa apenas solucionar o vazamento de uma fossa numa rua ou calçada. Consiste na prestação de serviços de abastecimento de água, esgoto sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Para atingir esses objetivos é necessário integrar as ações do poder público nas esferas federal, estadual e municipal, além do envolvimento dos diversos segmentos da sociedade, por meio do uso racional da água e cuidados com a destinação do lixo.

O Instituto Trata Brasil (ITB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que busca contribuir com a universalização do saneamento básico no País. Estaremos de olho nos próximos estudos, a fim de avaliar os avanços prometidos pelo Governo Estadual, principalmente com a vinda da Copa do Mundo da FIFA em 2014.

---------------------------------------------------------------------------------
Depois é esse que dizem ser o Brasil "Preparado" para a copa do mundo? Acho que não.

Eu já ouvi muito o slogan: "Brasil, um país de todos", sempre duvidei disso. Por que?

Reparem que as melhores cidades em saneamento são de qual região? Sul/Sudeste.

E as piores? NORDESTEEEEEEEEEEEEEEE.

Quando se fala em Nordeste a maioria das pessoas pensam numa região pobre, pensam logo na Caatinga.


Porque será????????

Quando se diz: "Brasil, um país de todos" todo mundo pensa em um governo que pensa em todos, independente de classe social, cor, e é assim que tem que ser..

Mas infelismente não é o que está acontecendo.

Isso é um assunto a ser muitoooooooo discutido. /fikdica




Postado por: Madson Gilcyê

Abrolhos é um arquipélago que localiza-se no Oceano Atlântico, no sul do litoral estado da Bahia, Brasil.
É constituído por cinco ilhas, estando a trinta e seis milhas náuticas (aproximadamente setenta e dois quilômetros) da costa de Caravelas.

As cinco ilhas do arquipélago são:

  • Ilha Santa Bárbara (sob controle da Marinha do Brasil, onde está o farol);
  • Ilha Siriba;
  • Ilha Redonda;
  • Ilha Sueste;
  • Ilha Guarita.


Algumas fotos:





Realidade:


Não tem jeito , a fome do homem pelo dinheiro é muito grande.

Esses impérios onde se tem  petróleo são muito fortes, há muito dinheiro investido nisso .

Prejudicando e muito os oceanos que são o maior emissor de oxigenio do planeta.

E eu digo: e disso pra pior!

E eu pergunto: quem está destruindo o mundo????







Postado Por: Madson Gilcyê

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Você confia na qualidade da água fornecida pela CAERN à população?

Alimente os peixes...

Seguidores

Visitantes:

Tecnologia do Blogger.
Seja bem-vindo. Hoje é