Planeta água sustentável

A qualidade da água em Natal


A mais de 150 anos, o lençol freático de natal é contaminado pelo chorume, e é impressionante saber que o mais contamina o lençol freático é os cemitérios. A situação é grave. E foi até surpresa para o Ministério Público saber que nenhum cemitério público de Natal é impermeabilizado.

O cemitério do Alecrim, o mais antigo, tem 158 anos e foi projetado sem levar em consideração as normas ambientais, assim como os outros sete cemitérios em funcionamento na cidade. A resolução do Conselho Nacional do Meio ambiente (conama) diz que o fundo das jazigas deve está, pelo menos, a meio metro do nível máximo do lençol freático. E em entrevista, o secretário Municipal de Serviços urbanos Raniere Barbosa, confirmou que os cemitérios públicos de Natal não são impermeabilizados e que não haveria solução para resolver o problema.

Para muitos um bom exemplo vem dos cemitérios privados mantidos pelo grupo Vila. O cemitério morado da paz, em emaús. No fundo  das jazigas existe uma laje de concreto, onde não ocorre o contato dos restos da decomposição do solo.

CONTAMINAÇÃO

Segundo especialistas, o cadáver de um adulto pesando em média 70 quilos, produz certa de 30 litros de necrochorume em seu processo de decomposição. O necrochorume é um líquido composto por 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas, entre as quais algumas bastante tóxicas. Esses micro-organismos podem proliferar e contaminar os lençóis freáticos (depósitos de água subterrâneas), além de rios e nascentes em seus arredores.



Texto produzido por: Taciana
Postado Por: Madson Gilcyê

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Você confia na qualidade da água fornecida pela CAERN à população?

Alimente os peixes...

Seguidores

Visitantes:

Tecnologia do Blogger.
Seja bem-vindo. Hoje é