Planeta água sustentável

A qualidade da água em Natal

Chorume

Chorume do lixo: um líquido de odor forte e alto potêncial de contaminação


O chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Ele é encontrado em lixões e aterros sanitários e possui um odor muito forte e desagradável de coisa podre.

Ultimamente esse líquido está contaminando o lençol freático que consequentemente é uma preocupação dos ecologistas em relação a sua proteção. Por incorporar todo o líquido que vem da superfície e ainda os elementos hidrossolúveis, diversas práticas humanas oferecem riscos de contaminação desde importante recurso hídrico, chegando a contaminar os alimentos (Frutas, verduras, legumes etc.).

O desmatamento também é outra importante agressão ao lençol freático: quanto maior é a cobertura vegetal, mais tempo a água permanece no solo, diminuindo a evaporação e aumentando a quantidade daquela que irá infiltrar e atingir o lençol freático, além de outros fatores favoráveis, como a diminuição de erosão.

O lençol freático está sendo contaminado em diversas partes do mundo. O chorume deve ser tratado e recirculado (reinserido ao aterro) causando assim menos poluição ao meio ambiente, e isso não é o que está acontecendo. -FIM-

-----------------------------------------------------------------------------------
Isso não é o que está acontecendo mesmo. Cada dia que passa está se tornando um problema maior. E quem se prejudica nisso? Todos nós. =) Com água contaminada.

Que eu saiba o chorume tem tratamento, e pode ser transformado até em adubo orgânico. Mas porque isso não acontece????????

Tem que ver isso ai. 





Postado Por: Madson Gilcyê
Texto produzido por: Taciana 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Você confia na qualidade da água fornecida pela CAERN à população?

Alimente os peixes...

Seguidores

Visitantes:

Tecnologia do Blogger.
Seja bem-vindo. Hoje é