Planeta água sustentável

A qualidade da água em Natal

Boa noite. =)

O que é nitrato?

O nitrato é um íon encontrado em águas naturais, geralmente ocorrendo em baixos teores nas águas superficiais, mas podendo atingir altas concentrações em águas profundas.

O nitrato é um composto de nitrogênio em estado de oxidação. A concentração desse composto pode ser representada através de duas fórmulas: N-NO3 ou NO3. 


O Ministério da Saúde utiliza N-NO3 e limita a sua concentração em 10mg/L (de N-NO3). Na fórmula NO3, o valor numérico correspondente ao padrão limite estabelecido pelo Ministério da Saúde é 45mg/L de NO3. 


Assim, se a água para o consumo humano apresentar valores acima de 10mg/L de N-NO3 ou 45mg/L de NO3, esta deixa de ser potável.


Entenda como se processa a contaminação pelo íon Nitrato (NO3) 




A camada que está abaixo das casas são as dunas, que são extremamente permeáveis (da ordem de 150 a 200 litros por metro quadrado por dia, em alguns casos até mais).

A chamada “Camada Impermeável I” deveria reter todos os líquidos que passam pelas dunas. Mas ela é constituída por uma mistura de argila, areia e cascalho. 


Quanto maior a quantidade de argila, mais ela é impermeável, ocorrendo em alguns locais o surgimento de lagoas. 


Quanto maior a quantidade de areia e cascalho, ela se torna mais permeável, além disso a formação geologia não é uma coisa uniforme como está na figura, ela varia desde a inexistência da camada, até uma espessura de cerca de 10 metros. Geologicamente é chamada de "equitarde".


A captação da água é realizada em uma camada mais arenosa, que fica confinada entre as duas camadas impermeáveis, na faixa de 80 a 130 metros de profundidade em média.


As setas servem para mostrar que as águas que chegam aos poços, após a captação, retornam até as residências.


Toda a filtração retém os contaminantes, exceto o nitrato, pois ele é solúvel, ou seja, vai aonde a água for.


Por essas misturas das águas das dunas e do Barreiras, alguns especialistas consideram que elas formam um aqüífero único chamado de "dunas/barreiras".


A imagem mostra que o caso de Natal é provavelmente único para as características geológicas e o tipo de contaminação. 


Para o nosso caso, lançar esgoto, mesmo que tratado, no solo é o mesmo que estar injetando contaminante no aqüífero Dunas.


A contaminação ocorre por dois motivos principais: apenas 33% da residências da cidade de Natal tem rede de coleta de esgoto, o restante é servida por sistema de fossas e sumidouros. 


O outro é que, em Natal, a camada de solo que está abaixo das moradias é predominantemente formada por dunas, que se constitui em material extremamente permeável (permite a infiltração de cerca de 150 a 200 litros água por metro quadrado por dia).


Saúde


O nitrato é um composto químico altamente resistente, que não desaparece com a fervura, nem com a filtragem da água, e que é prejudicial à saúde humana, uma vez que a sua ingestão é associada ao risco de doenças como a metemoglobinemia ou síndrome do bebê azul e ao câncer gástrico.


A potabilidade da água para consumo humano é uma exigência mundial. A Organização Mundial de Saúde, OMS, bem como a
United States Environmental Protection Agency (USEPA) e outras entidades ligadas ao monitoramento de proteção ambiental sempre demonstraram significativa preocupação com a qualidade da água.

Com base nos direcionamentos dessas instituições mundiais, foram estabelecidos padrões para que a água para consumo humano possa ser considerada potável. No Brasil, esses padrões encontram-se estabelecidos, atualmente, na Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde.

A oferta de água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação é uma forma de assegurar a prevenção de doenças, uma vez que muitas enfermidades estão vinculadas à água não potável. 




Postado Por: Madson Gilcyê

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loading...

Você confia na qualidade da água fornecida pela CAERN à população?

Alimente os peixes...

Seguidores

Visitantes:

Tecnologia do Blogger.
Seja bem-vindo. Hoje é